Nosso trabalho
Sobre nós
O Comité Ecuménico Para o Desenvolvimento Social (CEDES) é uma organização religiosa sem fins lucrativos fundada em 1997, pelo Conselho Cristão de Moçambique, Federação Mundial Luterana (LWF) e a Cáritas Moçambicana em razão da transformação do Programa de Repatriamento, Reassentamento e Reintegração (RRR) de refugiados regressados dos países vizinhos, após o Acordo Geral de Paz (AGP) em 1992. O CEDES foi criado em 1997 e legalmente registado em 1999, simbolizando a única expressão ecuménica de acções práticas de desenvolvimento sustentável e assistência humanitária em Moçambique e funciona através de Comités Ecuménicos, Igrejas locais, associações e comités de desenvolvimento ao nível das comunidades que lhes garante uma presença local em todas as áreas de intervenção.
O CEDES é membro da ACT Alliance, uma aliança de mais de 153 membros (igrejas e grupos) baseados na fé cristã, que trabalham em mais de 120 países para uma mudança positiva na vida das pessoas mais pobres e marginalizados. O CEDES tem a sua sede em Maputo, e implementa os projectos de forma descentralizada através de escritórios provinciais e equipas localizadas nos distritos. Ao nível das comunidades, o CEDES funciona através de agrupamentos locais que incluem Comitês de Desenvolvimento Local, Comités Ecumênicos e grupos de produtores e/ou agricultores.
Objectivo geral
Contribuir para o desenvolvimento sustentável e alívio do sofrimento humano nas comunidades e agregados familiares mais pobres e vulneráveis de Moçambique.
Visão
Sociedade Moçambicana vivendo em paz e harmonia, com poder sócio económico, moral e dignidade humana restaurada
Missão
Contribuir para o desenvolvimento viável e sustentável das comunidades e agregados familiares empoderando os grupos mais pobres, vulneráveis e desfavorecidos em Moçambique.
Pilares Estratégicos
Meios de vida e segurança alimentar
Contribuir para o acesso aos meios de vida e aumento da segurança alimentar.
Saúde preventiva, água, higiene e saneamento do meio
Melhorar as condições de higiene, saneamento do meio e prevenção de doenças endémicas na comunidade
Assistência humana e adaptação e redução de risco de desastre
Apoiar as comunidades na mitigação dos impactos das mudanças climáticas, desastres e conflitos.
Direitos humanos e cidadania (lobby e Advocacia)
Contribuir para que as comunidades vivam em paz, exerçam os seus direitos cívicos, económicos, culturais e sociais.
Desenvolvimento Organizacional
Contribuir para maior transparência, eficácia e eficiência do CEDES na gestão de projectos e implementação de políticas e normas interna.
Assuntos transversais
Promover o desenvolvimento inclusivo dos grupos mais desfavorecidos.